Autora britânica credita à sua dieta saudável e vegana cura de síndrome

Por Yuri Gonzaga

Ella Woodward, autora de um livro de receitas que se tornou best-seller no Reino Unido, tinha 21 anos quando foi diagnosticada com SPOT (síndrome postural ortostática taquicardizante), uma doença que não permite que o enfermo fique em pé sem que seu coração aumente a frequência em até 30 batimentos por minuto, o que afeta múltiplos sistemas do corpo e força quase uma inatividade total.

Hoje aos 23, Ella diz que, à época, dormia 16 horas por dia, sentia dores crônicas, desmaiava frequentemente, sofria de palpitações, problemas estomacais e constantes dores de cabeça.

Depois de seis meses sob remédios que incluíam corticoides –e que não melhoraram seu quadro–, a hoje professora de culinária e blogueira decidiu trocar sua dieta baseada carregada de sorvete, doces e outras modalidades de gordura+açúcar por uma vegana, livre de industrializados, de refinados e de glúten.

Ella Woodward, autora de "Deliciously Ella" (Divulgação)
Ella Woodward, autora de “Deliciously Ella” (Divulgação)

“Percebi uma diferença depois de só algumas semanas comendo bem”, disse ao “DailyMail”. “Um ano e meio depois, eu pude deixar de tomar qualquer tipo de medicação –sob a qual eu teria de continuar para o resto da vida– e agora me sinto incrível.”

A criação do blog Deliciously Ella foi para manter um diário on-line de seu progresso e para anotar suas receitas favoritas. Ela também mantém canais populares no Instagram e no YouTube.

Pode-se dizer que parte da fama de Woodward pode derivar do fato de ser a filha mais velha de Camilla Sainsbury, herdeira da rede Sainsbury’s de supermercados, e de Shaun Woodward, membro do parlamento britânico.

Esta segunda-feira (2) marca o 40º dia em que o livro “Deliciously Ella – Ingredientes incríveis e comida incrível que você e seu corpo vão amar” está entre os cem mais vendidos do site britânico da loja Amazon. Há 12 dias, relata o “Daily Mail”, a obra está no topo da lista –posição que ocupou durante mais de uma semana só em regime de pré-venda, antes do lançamento.

A ideia da coletânea é oferecer receitas fáceis, livres de quaisquer ingredientes de origem animal e boas para o corpo. Veja uma, de torta de limão (divulgada por Ella ao jornal britânico).

KEY LIME PIE

A "key lime pie" de Ella Woodward (Reprodução/Instagram.com/DeliciouslyElla)
A “key lime pie” de Ella Woodward (Divulgação/Instagram.com/DeliciouslyElla)

Ingredientes:

  • 400g de amêndoas
  • 600g de tâmaras sem caroço
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 5 avocados (ou aproximadamente dois abacates médios) bem maduros
  • 3 limões (suco)
  • 225 ml (3/4 de xícara) de xarope de bordo (maple syrup), pode ser melaço ou outro adoçante líquido, como xarope de tâmaras
  • 4 colheres de sopa de leite de coco
  • 1 limão (raspas da casca)

Modo de preparo:

  1. Processe as amêndoas num processador ou liquidificador até ficar uma farinha grosseira.
  2. Adicione a essa farinha (dentro do processador) as tâmaras e o óleo de coco, e processe até que a mistura se torne homogênea.
  3. Pressione a massa resultante em uma forma de bolo usando uma espátula. Ela deve ficar bem prensada.
  4. Ponha a polpa dos abacates no processador com o suco dos limões, o maple syrup e o leite de coco. Bata até ficar homogêneo.
  5. Despeje a mescla sobre a massa.
  6. Ponha a torta no congelador por uma hora e meia.
  7. Retire, raspe o limão por cima e sirva.