Rio terá lançamento de livro com temática vegana e debate nesta quinta

Por Yuri Gonzaga

O pesquisador Bruno Frederico Müller, 35, ativista pelos direitos dos animais com doutorado em história pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), lança nesta quinta-feira (26) seu primeiro romance, por meio do qual discute o veganismo e temas existenciais.

Intitulado “O Espelho Partido” (editora Multifoco), o livro tem a narrativa de dois ativistas da causa e também trata da depressão e a questão existencial.

Em entrevista ao Veg, Müller disse que o livro é parcialmente baseado em sua experiência de vida. “Há, sim, alguns episódios e histórias de protetores, vivências e debates que tive como ativista [que fazem parte do livro].”

“A ideia de um livro animalista me veio à mente depois de uma palestra de um amigo escritor, onde ele discutia como escrever ficção pelos animais sem cair no panfletário, no caricato”, diz.

Müller almeja alcançar o público no geral, não só vegetarianos ou simpatizantes da causa. “Almejo o público mais amplo possível. Se eu escrevesse um livro pro segmento vegano, eu perderia a oportunidade de fazer com que mais gente viesse a conhecer nosso universo.”

VEGANISMO

“O livro fala sobre sofrimento animal e sofrimento humano. Não é preciso ser vegano para se identificar com a história dos personagens. Mas é preciso sensibilidade para se identificar com o sofrimento de todas as espécies que povoam o texto.”

A transição para o veganismo desde o ovolactovegetarianismo, segundo ele, se deu depois de ter visto um vídeo sobre o consumo de leite, que havia sido indicado por uma amiga.

Ele conta que, então, levou à vida acadêmica os direitos dos animais. “Depois de me tornar vegano, direcionei muito da minha pesquisa para os animais. Participei de congressos, ministrei palestras. Mas não viabilizei nenhum projeto dentro da universidade que envolvesse o tema”, diz.

No evento de lançamento, a ser realizado no restaurante Dona Vegana, região central carioca, das 17h às 21h, Müller falará sobre como o suicídio e a depressão são tratados na literatura ocidental, além de arte vegana e desse estilo de vida no geral .

A obra será vendida nas lojas on-line da editora, da Livraria Cultura e da Livraria da Travessa.

LANÇAMENTO DE “O ESPELHO PARTIDO”, DE BRUNO MÜLLER
Quinta-feira (26 de março), das 17h às 21h
Dona Vegana – R. Marechal Floriano, 13 (Centro), Rio de Janeiro
Grátis

O Espelho Partido