Mapa on-line de feiras orgânicas exibe 23 locais na Grande São Paulo; veja

Por Yuri Gonzaga

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) divulgou nesta semana a nova versão do mapa de feiras orgânicas, que exibe a localização, horário e informações enviadas por usuários desses encontros de comércio justo em diversas cidades do Brasil e até uma na Colômbia.

Na Grande São Paulo, são 23 feiras agroecológicas, cinco grupos de consumo responsável e duas associações de produtores orgânicos. No Rio, há 28 locais listados, de todas as categorias. Na região da capital mineira, há nove.

feiras
O site do mapa de feiras orgânicas do Idec (Reprodução)

A busca on-line (o site também é compatível com celulares) é feita num mapa, que, conforme a opção do visitante, pode filtrar resultados por tipo, dia de funcionamento ou período (matutino, vespertino, noturno).

O projeto é uma parceria com a Oxfam International, ONG sediada em Oxford (Reino Unido) que atua no combate à fome em 94 países, e beneficia qualquer um, não só vegetarianos e veganos, que buscam frutas, legumes, hortaliças, cogumelos e tudo o mais com menos agrotóxicos e mais nutrientes.

No país, são 379 estabelecimentos catalogados; o Mercado Agreoecológico Campesino, em Bogotá (Colômbia) também faz parte do índice.

A adição de uma nova feira, um novo grupo ou um novo produtor pode ser feita por internautas, que também podem avaliar as reuniões de vendedores.

Segundo o Idec, a iniciativa tem também o intuito de baratear os orgânicos, por vezes com preço múltiplas vezes maior que os alimentos convencionais.

“A iniciativa tem tudo para facilitar o acesso a esse tipo de produto e também baratear seu custo, na medida em que ampliamos as possibilidades de compra”, disse Renata Amaral, pesquisadora de consumo sustentável do Idec, por meio de comunicado.

Agora, o internauta também pode enviar fotos e comentários em texto sobre os locais.

banner-feiras