Com Pamela Anderson, xerife dos EUA estreia refeição vegetariana em prisão

Por Yuri Gonzaga

Joe Arpaio, xerife responsável pela administração carcerária no condado de Maricopa, Arizona (EUA), implementou a primeira refeição sem carne do sistema prisional americano nesta quarta-feira (15), e, para dar início ao projeto –que tem, segundo ele, motes nutricionais–, chamou a atriz e ativista vegana Pamela Anderson.

Pamela Anderson serve um dos presidiários no condado de Maricopa, no Estado americano do Arizona (Divulgação)
Pamela Anderson serve um dos presidiários no condado de Maricopa, no Estado americano do Arizona (Divulgação)

“Tenho orgulho do nosso sistema carcerário”, disse Arpaio à comunicação da organização que luta pelos direitos dos animais Peta. “Nossas refeições vegetarianas são ao mesmo tempo nutritivas e balanceadas e têm custo menor que qualquer outra em cadeias de qualquer lugar.”

“Acho que as pessoas podem ser reabilitadas de dentro para fora”, disse Anderson quando do evento.

Eliminar a carne do cardápio dos presidiários representará economia de US$ 200 mil (cerca de R$ 604 mil) anuais, diz o gabinete do xerife. “Não sei como não copiariam o que logramos aqui, porque isso funciona em todo nível: financeiramente, para o contribuinte; e no de saúde, para os presos.”

É uma notícia bizarra peculiar pelo discurso da autoridade , que não é vegetariano –apesar de dizer que dará início à dieta sem carne–, e que também cortou sal, açúcar, alguns condimentos e café da refeição dos presídios que supervisiona, por “questões de saúde” e para conter gastos. E pelo fato de Pamela Anderson estar servindo comida na cadeia.

Ainda assim, de fato é um exemplo a ser seguido, e está em sintonia com universidades, caso da de Oxford (Inglaterra), que eliminam gradualmente de seus cardápios os itens de origem animal, tanto por questões de saúde quanto pelas éticas e econômicas.

Atualização: erroneamente, o primeiro parágrafo desta notícia dizia que Pamela Anderson fora atriz pornô. Na verdade, somente houve um vazamento de uma gravação dela em lua-de-mel com seu ex-marido Tommy Lee. Peço perdão pela confusão.

O xerife em questão (na foto, é o ser humano que aparece à direita)
O xerife em questão (na foto, é o ser humano que aparece à direita)