Prefeitura de SP lista restaurantes vegetarianos para promover turismo

Por Yuri Gonzaga

A SP Turis (Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo) divulgou um comunicado na sexta-feira (3) a fim de promover o turismo gastronômico voltado para vegetarianos em que elenca 13 estabelecimentos na capital paulista.

É provável que boa parte dos veganos e dos aspirantes já conheçam as lanchonetes e restaurantes mencionados (veja galeria abaixo), mas a lista pode servir de referência para novatos e outsiders.

Seria justo mencionar junto com a lista alguns dos mais tradicionais pontos entre os vegetarianos que ficaram de fora, como Anna Prem (Aclimação), Broto de Primavera (Liberdade), Goa (Pinheiros), Gopala Madhava (Bela Vista), Lótus (Sé), Loving Hut (V. Mariana), Mate por Favor (Bela Vista), Vegacy (Jardins) e Vege Tao (V. Clementino). Outras recomendações, feitas por leitores, foram o Cachoeira Tropical (Itaim Bibi), Family (centro), e o Lagoa Tropical (V. Clementino).

Também foram citados dois eventos relacionados à dieta sem carne e a cultura em torno dela que serão realizados neste ano: a Festa Vegana das Nações, entre 25 e 26 de julho; e o Encontro JMA, em 9 de agosto.

X

Veja a lista abaixo (e as descrições pela agência, cuja maior acionista é a prefeitura).

  • Prime Dog Lanchonete: Localizada na Rua Vergueiro, Prime Dog é uma das primeiras lanchonetes a oferecer opções veganas e vegetarianas. O estabelecimento tem o cuidado de preparar os lanches em chapas diferentes, respeitando a filosofia
  • Stuzzi: A primeira unidade da sorveteria no Brasil foi inaugurada em 2008, na Vila Madalena. Em seu cardápio, aparecem opções veganas, com receitas feitas à base de água
  • Tradicional Casa do Mate: Localizado no centro de São Paulo, na emblemática esquina da Avenida Ipiranga com a Rua São João, a Tradicional Casa do Mate tem um cardápio de salgados veganos variados
  • Barão Natural: De dia, o estabelecimento serve um diversificado almoço self-service vegano. De noite, às quintas, sextas e sábados, Barão Natural passa a ser uma pizzaria, com cardápio vegano e vegetariano. Fica no centro da cidade, na Alameda Barão de Limeira [também há outras duas unidades, em Pinheiros]
  • Empório Mais Verde: Próximo à estação Santa Cruz do metrô, os veganos encontram um empório que adota o veganismo como filosofia. Além de vender alimentos que não são de origem animal, possuem cosméticos e produtos de higiene pessoal que seguem a mesma linha
  • Maoz: A rede internacional de restaurante vegetariano pode ser encontrada na Rua Augusta. Os veganos podem experimentar o famoso falafel, uma especialidade da casa.
  • Lar Vegetariano: O estabelecimento, localizado no bairro da Pompéia, reúne diversidade em sabores, que vão desde lanches às pizzas.
  • Casa Jaya: Localizada em Pinheiros, a Casa Jaya abriga o restaurante e lanchonete Nectare, que além de um cardápio vegano variado, utiliza ingredientes orgânicos na preparação. Às sextas-feiras, à noite, tem pizzada, com rodízio de pizza vegana.
  • Panda Vegetariano: Também chamado de Panda Vegano ou Panda Express, o restaurante fica próximo ao Viaduto do Chá. Com um Buffet self-service variado, a gastronomia do restaurante segue a linha asiática-brasileira.
  • Banana Verde: Localizado na Avenida Madalena, Banana Verde tem um cardápio variado em pratos naturais. No almoço, tem Buffet de salada, e no jantar um menu à La carte.
  • Casa da Coxinha Vegana: Funciona sob encomenda, eventos ou revendas e é especializada em salgados veganos, ideal para festas ou comemorações.
  • Nutrisom: Com duas unidades na cidade, uma no centro e outra na Vila Olímpia, o restaurante possui um cardápio variado em pratos vegetarianos.
  • Apfel: O restaurante segue a linha vegetariana e usa produtos orgânicos na composição dos pratos. Também conta com duas unidades em São Paulo, uma no centro e outra no bairro dos Jardins.