Feira em Curitiba terá pizza vegana de cinco metros; arrecadação será doada

Por Yuri Gonzaga

A empresa NaturalScience levará neste domingo (4) uma pizza retangular com 40 cm de largura e 5 m de comprimento à feira ViverCom, em Curitiba, a fim de promover o queijo vegano que vende (e que será usado na receita) e de angariar fundos para a organização Tomba Latas, que resgata animais abandonados, e para a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

O pequeno prato será vendido em pedaços (R$ 5 cada). O sabor é marguerita (além de Queijoquinha, em substituição à muçarela convencional, leva tomate e manjericão).

Foto meramente ilustrativa:  uma pizza vegana com azeitonas, alho, tomate, salsicha vegana Tofurky, pimentão verde, alcachofra, dill e espinafre (Eric Gillingham/Creative Commons via Flickr)
Foto meramente ilustrativa: uma pizza vegana com azeitonas, alho, tomate, salsicha vegana Tofurky, pimentão verde, alcachofra, dill e espinafre (Eric Gillingham/Creative Commons via Flickr)

“Existe um paradigma que deve ser quebrado, muitas pessoas fazem cara feia quando falamos em alimentos veganos”, disse Leandro Duarte, diretor da Natural Science, em comunicado sobre o evento. “Já existem muitos substitutos destes ingredientes [ovo, leite e carne], mas a falta de conhecimento e de experimentação faz o público se afastar das opções veganas.”

A Queijoquinha, espécie de produto que sucedeu o Mandiokejo (descontinuado no ano passado e “ressuscitado” em junho último), é, junto com o Vegan Cheese, da Superbom, uma das alternativas veganas ao queijo convencional no mercado brasileiro. (Além de opções artesanais, como a do Loving Hut).