Empresa lança “ovo em pó” vegano nos EUA

Por Yuri Gonzaga

A Follow Your Heart, empresa sediada na região de Los Angeles, anunciou seu primeiro substituto de ovo para o preparo de pães, bolos e até ovos mexidos, semelhante ao Vegg e que chegará ao mercado americano no fim deste mês.

A composição do VeganEgg é majoritariamente de plantas aquáticas: farinha integral de algas, proteína integral de algas, celulose modificada, celulose, goma gelana, lactato de cálcio, carragena (extrato de algas), levedo nutricional e sal negro.

temp-main-image-947x556

O Vegg (feito pela empresa de mesmo nome), que eu tive a chance de experimentar, é um produto que realmente impressiona por sua capacidade de mimetizar o sabor e a textura dos ovos de galinha (fiz uma omelete misturando o pó amarelo com tapioca que ficou bastante convincente, ouso dizer). É feito basicamente de levedo nutricional.

Outro produto dedicado à substituição de ovos é o Ener-G, que tem a tapioca como um dos principais componentes. A Hampton Creek, conhecida pela maionese “Just Mayo”, também se empenha nesse sentido, mas não oferece um pozinho.

Mas não é preciso necessariamente um industrializado para ter a mesma textura ou consistência proporcionadas pela prole (ou quase isso) da galinha em um bolo ou pão, por exemplo. Algumas vezes, basta adicionar banana, linhaça, óleo ou mesmo água (veja uma lista preparada pelo site Veggi & Tal).

A Follow Your Heart (“siga seu coração”) é conhecida principalmente por seus substitutos de queijo. É, de fato, uma das melhores no mercado americano. (Seria bom se suas “muçarelas” e “cheddars” tivessem um gosto mais forte, na minha opinião.)

Na galeria abaixo, veja outros produtos veganos nos EUA, incluindo uma maionese (“Vegenaise”) feita pela Follow Your Heart.

X