O que (não) dá pra fazer com tofu?

Por Yuri Gonzaga

Ao longo do período que preparei a reportagem do caderno “Comida” desta quarta-feira (11), tive de aprender e desaprender muito sobre um dos meus ingredientes favoritos na cozinha, o tofu.

Leia o texto completo em “Comida”.

Como o “queijo de soja” desde que me conheço por gente, já que, como citado no texto, minha avó, nascida em Okinawa, preparava a iguaria de madrugada (quase sempre acordando os pobres netos) para vendê-la de manhã. Sorte de quem comprava.

O tijolo tem um gosto que levei décadas para aprender a gostar (cru), mas, quando bem preparado, qualquer um consegue apreciar. Mesmo.

O cheesecake de tofu do chef Shin Koike, do Sakagura A1, em São Paulo (foto Bruno Santos/Folhapress); veja uma receita de “tofucake” no fim do texto

Os exemplos citados no texto vão de pratos ultrassimples, como servi-lo cru, com cebolinha e gengibre, a sofisticadas receitas , como o cheesecake (ou “tofucake”) do chef Shin Koike e o tofu-misozuke, fermentado de tofu com missô que pode levar até meio ano para ficar pronto.

Uma receita citada é o mapo-doufu, um cozido apimentado típico da culinária chinesa, do site Serious Eats.

O mapo-doufu do site Serious Eats (Reprodução)
O mapo-doufu do site Serious Eats (J. Kenji Lopez-Alt/Reprodução)

Também dá pra fazer ricota e requeijão de tofu em minutos. Como diz a chef Telma Shimizu Shiraishi, é um verdadeiro camaleão na cozinha.

Há diversas variações no tofu, desde a escolha do leite de soja para sua fabricação até o jeito de comê-lo.

Dois livros consultados, e que valem a pena, sobre o assunto, são “The Book of Tofu: Food for Mankind”, de William Shurtleff e Akiko Aoyagi (disponível aqui); e “Asian Tofu”, de Andrea Nguyen.

"Batata-frita" de tofu, receita do site White on Rice Couple
“Batata-frita” de tofu, receita do site White on Rice Couple

Como é barato (se comprado no lugar certo, não no Pão de Açúcar, apesar de eu ter feito isso já tantas vezes), é um ingrediente que dá chances para tentar, errar, errar de novo até acertar.

Foto do "foie gras vegano", o tofu-misozuke (Andrea Nguyen via Flickr)
Foto do “foie gras vegano”, o tofu-misozuke (Andrea Nguyen via Flickr)

Veja abaixo a receita de cheesecake de tofu do site Veggi & Tal:

Ingredientes

massa:

  • 1 pacote de bolachas sem leite (maizena ou maria)
  • 4 colheres de margarina ou óleo vegetal

cobertura:

creme:

  • 2 xícaras de tofu (aprox. 250 grs)
  • 1 caixinha de creme de leite de soja
  • 4 colheres de açúcar
  • suco de 1 limão
  • 1 colher de sobremesa de raspas de limão
    1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de chá de agar-agar

Modo de preparo

Para a massa: triture as bolachas no liquidificador ou processador. Misture a margarina com as mãos até formar uma massa homogênea. Forre o fundo da forma ( de preferência forma de fundo falso) e leve para assar por aproximadamente 10 minutos.

Para o creme: Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do agar-agar e da água; esses dois ultimos devem ir ao fogo baixo e ferver por aproximadamente 3 minutos. Em seguida acrescente ao creme e bata tudo novamente.

Despeje o creme sobre a massa; sobre o creme, despeje a geléia e decore com os morangos. Leve à geladeira por algumas horas, de preferência de um dia para o outro.

Dica: varie a geléia e os pedaços de fruta. Se desejar uma cobertura mais consistente, adicione uma colher de sobremesa de agar-agar + 1/4 de xícara de água à geléia, e deixe cozinhar por 3 mins.

Tofu de oito toneladas feito por 50 cozinheiros na cidade de Huainan, na China, onde ele teria sido originado (Foto: China Daily/Reuters)
Tofu de oito toneladas feito por 50 cozinheiros na cidade de Huainan, na China, onde ele teria sido originado (Foto: China Daily/Reuters)