Podcast sobre vegetarianismo traz jornalista da Folha como debatedor

Por Yuri Gonzaga

O ótimo podcast sobre vegetarianismo “Ouvindo Abobrinhas”, de Flávia Schiochet e Carlos Urquizar, tem como protagonista da sua mais recente edição, publicada nesta segunda-feira (1º) o jornalista Ricardo Ampudia, do núcleo de revistas da Folha.

Os três discutem a cobertura que fazem os veículos jornalísticos sobre o estilo de vida vegano.

São citados no episódio o excelente guia de estabelecimentos amigáveis aos adeptos da dieta sem carne em São Paulo, feito por Ampudia; a experiência vegana do crítico Josimar Melo (e um texto de resposta redigido por Schiochet); e a reportagem sobre tofu escrita por mim e publicada no caderno “Comida” no mês passado.

Vale dizer que, quando da publicação da controversa capa de “Comida” em que Josimar Melo criticava a alegada insipidez do cardápio vegano, escrevi um “outro lado” que saiu na mesma edição.

O grande tema do podcast (um programa de rádio pela internet) é a costumeira abordagem “safari” em relação à dieta sem carne, tratada como exótica, excêntrica. Também há ótimas dicas –vale a pena ouvir.

Também divulgado nesta segunda, um outro episódio do “Ouvindo Abobrinhas” trata do freeganismo, uma filosofia que prega a redução ao máximo do consumismo atrelada à dieta vegana e à observação da natureza e de seus ciclos.

Ouça o Ouvindo Abobrinhas no iTunes

Conheça os blogs Verdura Sem Frescura e tô puta e vou cozinhar, ambos de Schiochet, jornalista da “Gazeta do Povo”, de Curitiba.