VEG

 -

Blog sobre dieta vegetariana e assuntos relacionados a ela, como dicas de nutrição, é produzido pelo repórter Yuri Gonzaga, que foi ovolactovegetariano entre 2008 e 2010 e é vegetariano estrito desde 2011.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vídeos mostram receitas com aquafaba, substituto de ovo feito do grão-de-bico

Por Yuri Gonzaga

Aquafaba é o ótimo nome dado a uma descoberta preciosa para os veganos: a água do cozimento do grão-de-bico pode ser usada para replicar um outrora complicado ingrediente: o ovo.

Mais especificamente, o que a clara de ovo vira depois de ser batida e se tornar “em neve”. Ou seja, a aquafaba, que pode ser obtida batendo (na batedeira) até a água do grão-de-bico enlatado, é usada para merengues, mousses, sorvetes, recheios, coberturas e maionese.

Do latim, aqua: água (sério?) + faba: feijão (família à qual pertencem os garbanços ou grãos-de-bico, também chamada de leguminosas).

Vídeos abaixo da receita (por Sandra “Papacapim”).

  1. Cozinhe grão de bico e reserve 3/4 de xícara da água do cozimento (ou a mesma quantidade do líquido que vem com o grão de bico enlatado)
  2. Pra deixar a mistura mais concentrada, transfira pra uma panela pequena e ferva até o líquido reduzir pela metade. Essa etapa é opcional, mas deixa o merengue mais consistente
  3. Bata o líquido (concentrado ou não) na batedeira ou com batedor elétrico. NÃO DÁ PRA BATER NA MÃO com um fouet/batedor de arame, pois você vai precisar incorporar muito ar à mistura pra mágica dar certo
  4. Quando a mistura tiver dobrado de volume e estiver espumante e aerada acrescente 1/2 xícara de açúcar comum (não precisa ser de confeiteiro) e continue batendo até atingir a consistência de mashmallow mole 
  5. Como fica um leve sabor de grão de bico, perfume a mistura com algumas gotinhas de extrato de baunilha. Ou raspas de limão/laranja, essência de amêndoas ou o que mais encontrar na sua cozinha (e combinar com a receita que você estiver preparando).

Receita da imagem de cabeçalho pelo site Vegan Lass.

 

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade