VEG

 -

Blog sobre dieta vegetariana e assuntos relacionados a ela, como dicas de nutrição, é produzido pelo repórter Yuri Gonzaga, que foi ovolactovegetariano entre 2008 e 2010 e é vegetariano estrito desde 2011.

Perfil completo

Publicidade

Barcelona declara-se oficialmente pró-vegetarianismo

Por Yuri Gonzaga

A capital da comunidade autônoma espanhola Catalunha, Barcelona, aprovou na semana passada uma proposta que havia sido feita pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) a fim de se declarar uma “cidade amiga da cultura vegana e vegetariana”, relata o periódico “El País“.

Na prática, a legislação aprovada prevê que o município construa um centro que será intitulado BCN VEGpoint para prover apoio a visitantes adeptos do estilo de vida “cruelty-free”. Além disso, aderirá oficialmente à campanha Segunda Sem Carne –apesar de não ter sido clarificado se, assim, toda refeição servida por um órgão público municipal nos dilluns será vegetariana.

Barcelona também publicará um guia de lojas, mercados e restaurantes afiliados ao projeto.

A ERC teve o apoio dos grupos Barcelona em Comú, Convergència e do PSOE, um dos dois grandes partidos da Espanha. O centro-direita PP e o centro-esquerda Ciudadanos se abstiveram.

Sanduíche do restaurante Veggie Garden, em Barcelona (Dallas Bailey/Divulgação)
Sanduíche do restaurante Veggie Garden, em Barcelona (Dallas Bailey/Divulgação)

Os partidos que votaram à favor defenderam a ideia por causa das virtudes ecológicas e pelos direitos dos animais do veganismo, além de afirmar que a “tradição liberal” da cidade catalã se relaciona aos hábitos vegetarianos.

A Catalunha votou pelo fim das touradas em 2010, e a proibição a esse tipo de evento entrou em vigor em 2012. Foi a segunda comunidade autônoma da Espanha a fazê-lo, depois das ilhas Canárias (1991).

Porta-vozes do PP e do Ciudadanos, que votaram contra a iniciativa, disseram respectivamente que “[não se oporia à legislação] somente se outros tipos de comida não forem penalizados [por causa dela]; não precisamos tornar isto uma obrigação” e que existem “deficiências de vitaminas” em uma dieta vegana.

Segundo o site HappyCow, Barcelona dispõe atualmente de 85 estabelecimentos vegetarianos ou com opções para vegetarianos –no mesmo guia on-line, há 126 estabelecimentos qualificáveis em São Paulo, cidade com população 7,4 vezes maior.

"Delicatessen" do restaurante Gopal, centro barcelonês (Reprodução/shbarcelona.com)
“Delicatessen” do restaurante Gopal, centro barcelonês (Reprodução/shbarcelona.com)

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade