McDonald’s diz que batata frita vendida no Brasil é vegana
O McDonald’s publicou, no último dia 20, uma série de vídeos sobre como são feitas suas batatas fritas nos EUA, e ela teve uma grande repercussão, inclusive na imprensa brasileira, principalmente pelo número de ingredientes (são 13, veja a lista abaixo) e por conter alergênicos (glúten e lactose) e ingredientes de origem animal (carne e leite).
Após questionamento do “Veg”, contudo, a assessoria de imprensa da multinacional no Brasil disse que as “world-famous fries” daqui têm origem diferente –e que são preparadas sem qualquer ingrediente de origem animal. (Atualizado: anteriormente, o post tinha a informação –conforme a resposta da empresa– de que não havia “alergênicos de origem animal”)
(Parágrafo obsoleto mantido) A empresa não quis esclarecer, contudo, se o acompanhamento leva o “aroma natural de carne bovina”, que supostamente tem carne na composição. (Digo “supostamente” porque, por definição, o aroma não necessariamente precisa ser derivado do que tenta emular. Então um subproduto de milho pode ser –e é– usado para provocar a sensação de outro ingrediente)
A afirmação condiz com a tabela (em PDF) fornecida pela companhia americana na versão brasileira do site.
As McFritas são um dos três “pratos” no cardápio (junto com a salada e o “tomatinho”) livres de qualquer produto potencialmente alergênico: amendoim, corante amarelo crepúsculo, corante amarelo tartazina, gergelim, glutamato monossódico, glúten, leite, nozes, ovo, peixe, pimenta, soja, sulfitos e trigo.
Ao passear pelo site do McDonald’s brasileiro, foi interessante esbarrar com a tabela nutricional (PDF) do cardápio no Brasil. Uma porção grande de fritas tem 412 calorias e 39% da gordura recomendada para um dia inteiro, enquanto os sanduíches Angus Bacon e Big Tasty contêm, respectivamente, 96% e 104% da gordura saturada recomendada para um dia (cada lanche, sem acompanhamentos).
Veja a lista de ingredientes da batata frita do McDonald’s nos EUA:
- Batata
- Óleo de canola
- Óleo de soja
- Óleo de soja hidrogenado
- Aroma natural de carne bovina
- Trigo hidrolisado
- Leite hidrolisado
- Ácido cítrico
- DMS (Dimetilpolisiloxano)
- Dextrose
- Pirofosfato ácido de sódio
- Sal
- TBHQ (terc butil hidroquinona)
No vídeo em que apresenta a composição da sua batata frita (assista abaixo, em inglês), o McDonald’s repete alguns ingredientes, como o óleo de canola, porque eles são usados mais de uma vez no processamento das fritas, num total de 19 adições de ingredientes.
Em texto sobre o tema, Fabio Chaves, do portal vegetariano Vista-se, lembra que o TBHQ é uma substância proibida em países como Japão e Canadá (e permitida em baixas quantidades no Brasil e nos EUA) por ser potencialmente cancerígena.