Burger King venderá no Brasil ‘Veggie burger’ sem carne, mas com queijo
A rede americana de fast food Burger King anunciou nesta quinta-feira (24) que começará a vender em todas as suas unidades no Brasil o Veggie Burger, que é feito de batata, cogumelos shimeji e shiitake e recheado com queijo convencional, em um sanduíche que também leva maionese (com ovos) e mais queijo.
O novo item será comercializado em todas as 598 unidades da cadeia no Brasil na próxima terça (29) por R$ 16,90.
A composição do hambúrguer em si impede que um vegano –que opta por não comer qualquer ingrediente de origem animal– possa pedir o sanduíche: o queijo está embutido no empanado. Também exclui os intolerantes à lactose.
Mesmo assim, a Burger King distribuiu um comunicado de imprensa em que afirma que “todo o mundo é bem-vindo” em seus restaurantes, que buscam “agradar todos os paladares”, nas palavras da gerente de marketing Kellen Silvério.
Segundo a marca, que pertence à Restaurant Brands International (sediada no Canadá, mas controlada pelos brasileiros da 3G Capital), houve dois anos de pesquisas e testes até chegar à fórmula do sanduíche. “Foi um grande desafio para nós”, disse Silvério por meio da nota.
Ao “Veg“, a assessoria de imprensa da empresa no Brasil afirmou que adicionar o queijo como componente do sanduíche é “se adequar a um perfil de hambúrguer” que “agradasse aos paladares dos consumidores, além de condizer com suas expectativas.”
Nos EUA, o Veggie Burger do Burger King é fornecido pela empresa MorningStar e tampouco é vegano: leva claras de ovo e caseinato de cálcio, derivado da proteína do leite.
“O Burger King perdeu uma excelente oportunidade de lançar um produto que atendesse intolerantes à lactose e a proteínas do leite, alérgicos a ovos e também o público vegano”, escreveu Fabio Chaves, ativista e criador do site Vista-se.
Na visão de Chaves, concorrentes do Burger King como McDonald’s e Subway podem querer oferecer alternativas vegetarianas em seus cardápios a fim de não “ficarem para trás”.
Isso pode ser um lado positivo da novidade do restaurante, caso as demais redes de fato resolvam implementar opções sem carne, e preferencialmente veganas.