Comemore o Dia Mundial Vegano com esta receita de queijo de amêndoas
O Dia Mundial Vegano, iniciativa de Louise Wallis, então presidente da UK Vegan Society (sociedade vegana do Reino Unido), celebra a fundação dessa organização, à qual se atribui o termo “vegan”.
Durante um evento organizado pelo site Animal Rights Zone, a ativista disse: “Sabíamos que a [Vegan] Society havia sido fundada em novembro de 1944, mas não sabia a data exata, então decidi pelo dia primeiro.”
“Parcialmente porque eu gostava da ideia de a data coincidir com o Samhain [festival de origem celta que seria um ancestral do Halloween], o Halloween [“dia das bruxas”] e o Dia dos Mortos [Finados mexicano] –períodos tradicionais de banquetes e celebração, algo oportuno e auspicioso”, afirmou.
E, para comemorar o dia de quem é vegano, de quem quer se tornar vegano e dos que ainda não foram convencidos a se tornar veganos, deixo uma receita de queijo de amêndoas vegano, adaptado do site Rawmazing.com.
(Uma outra receita, esta de castanha de caju e embutida em um excelente post de Sandra Guimarães, pode ser acessada no blog dela; clique)
*
- 1 xícara de amêndoas deixadas de molho, secas e descascadas
- 3/4 xícara de água
- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de suco de limão
- 1 dente de alho
- 1 pitada de sal
- ervas para temperar (sálvia, alecrim, orégano)
- Deixe as amêndoas de molho durante a noite. Escorra e tire as cascas
- Ponha todos os ingredientes em um processador de alimentos (liquidificador serve). Processe até obter textura homogênea (pode levar um tempo, não tenha pressa)
- Coloque a mistura em um escorredor revestido por um pano fino. Esprema gentilmente para tirar o excesso de água
- Refrigere durante uma noite e o queijo estará pronto
Quem tem um desidratador pode obter um resultado mais firme, adicionando aos passos um período de seis horas à temperatura de 46 graus (o que preserva o caráter “cru” da receita e, ao menos em teoria, seus nutrientes).
*
OVERDOSE VEGANA: Só como um extra, na lista de reprodução abaixo, criada pela DJ vegana Luminous, ouça 17 canções relacionadas a direitos animais, de artistas vegetarianos ou não, incluindo Sir Paul McCartney, Prince e The Smiths.
Logo abaixo, mais uma playlist, pela mesma disc jockey, mas no site Mixcloud e só com artistas veganos, de Sigur Rós a Black Sabbath, como bem diz o título.
*
Mais um bônus: a Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na sigla em inglês) divulgou um vídeo com temática de Halloween brincando com o que veganos costumam ouvir de quem (ainda) come carne, como se estes fossem “serial killers”. Veja abaixo (em inglês).