Bom Prato, que serve almoço a R$ 1 em SP, adota segunda sem carne

A rede de restaurantes populares do governo paulista Bom Prato passa a fazer parte do movimento Segunda Sem Carne neste dia 14. A unidade de Santo Amaro será a primeira a ter o dia vegetariano, e o novo cardápio será gradualmente estendido às demais 49 a partir do mês que vem.

A ideia é servir refeições mais saudáveis e menos danosas ao ambiente.

O custo é o mesmo, segundo os responsáveis (Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado e Sociedade Vegetariana Brasileira).

Um “teste cego” –quando só comida vegetariana foi servida, sem que houvesse um aviso– foi aprovado por 90% dos frequentadores entrevistados.

Nos dois dias de teste, a “mistura” foi ora quibe vegetariano, ora carne moída de soja.

O cardápio desta segunda é composto por arroz, feijão, pão, farofa, salada de alface, quibe vegetal e seleta de legumes, com suco vermelho e banana.

“As refeições contribuirão para uma melhor saúde dos usuários do Bom Prato, já que as proteínas vegetais –como soja, feijões e outros alimentos– são vantajosas para evitar diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares”, disse Camila Campos, nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio de comunicado.

“As proteínas vegetais, por exemplo, não contêm colesterol e contêm menos sódio”, diz.

Para Mônica Buava, da Sociedade Vegetariana Brasileira, a medida ajudará a levar a um maior número de pessoas a percepção de que é possível ter uma “refeição farta, saborosa e nutritiva” sem carne. “Os benefícios para o meio ambiente são imensos, e essa medida simples e positiva salvará milhares de animais.”

O Bom Prato, com 22 unidades na capital paulista, outras oito na Grande São Paulo, cinco no litoral e 15 no interior, serve cerca de 82 mil refeições diárias. (Só a de Santo Amaro, situada à av. Mario Lopes Leão, 685, é responsável por 2.240 almoços todo dia)

O público-alvo da rede são pessoas de baixa renda. Contudo, não há a necessidade de cadastro ou comprovação para poder comer em alguma das unidades –é só pagar na hora e almoçar.

 

 

Comentários

  1. Só Concordo com a segunda sem carne se o Lula também não comer carne até que a crise seja resolvida, ou então ele deverá
    juntamente com o filho, dono da Friboi enviar carne para os mais
    necessitados…

  2. Acabou o dinheiro na sua casa e já não da mais pra inteirar pra a mistura?
    Invente uma causa qualquer e justifique,pronto.

  3. Em 2016 vai ser segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo sem carne. vão se acostumando e continuem votando no PT.

    1. vai ser assim mesmo…mas engano seu, amigo, Bom prato nao tem nada a ver com o PT nao 🙂

      conheça seus inimigos.

    2. Então, o “Bom Prato” pertence ao governo estadual: PSDB. O mesmo partido que vem sucateado a educação pública desse estado há mais de 20 anos. Não estou defendendo nenhum partido, mas é importante perceber de quem é a responsabilidade.

  4. Achei fantástico essa iniciativa. A mudança é lenta,mas possível. Vai servir para fazer o ser humano refletir sobre a barbaridade que é comer um outro ser. Parabéns.

Comments are closed.