Vídeos mostram receitas com aquafaba, substituto de ovo feito do grão-de-bico

Aquafaba é o ótimo nome dado a uma descoberta preciosa para os veganos: a água do cozimento do grão-de-bico pode ser usada para replicar um outrora complicado ingrediente: o ovo.

Mais especificamente, o que a clara de ovo vira depois de ser batida e se tornar “em neve”. Ou seja, a aquafaba, que pode ser obtida batendo (na batedeira) até a água do grão-de-bico enlatado, é usada para merengues, mousses, sorvetes, recheios, coberturas e maionese.

Do latim, aqua: água (sério?) + faba: feijão (família à qual pertencem os garbanços ou grãos-de-bico, também chamada de leguminosas).

Vídeos abaixo da receita (por Sandra “Papacapim”).

  1. Cozinhe grão de bico e reserve 3/4 de xícara da água do cozimento (ou a mesma quantidade do líquido que vem com o grão de bico enlatado)
  2. Pra deixar a mistura mais concentrada, transfira pra uma panela pequena e ferva até o líquido reduzir pela metade. Essa etapa é opcional, mas deixa o merengue mais consistente
  3. Bata o líquido (concentrado ou não) na batedeira ou com batedor elétrico. NÃO DÁ PRA BATER NA MÃO com um fouet/batedor de arame, pois você vai precisar incorporar muito ar à mistura pra mágica dar certo
  4. Quando a mistura tiver dobrado de volume e estiver espumante e aerada acrescente 1/2 xícara de açúcar comum (não precisa ser de confeiteiro) e continue batendo até atingir a consistência de mashmallow mole 
  5. Como fica um leve sabor de grão de bico, perfume a mistura com algumas gotinhas de extrato de baunilha. Ou raspas de limão/laranja, essência de amêndoas ou o que mais encontrar na sua cozinha (e combinar com a receita que você estiver preparando).

Receita da imagem de cabeçalho pelo site Vegan Lass.

 

Comentários

  1. Gostei dessa página. Estou precisando de um colchão magnético mas reforçou que não pode ser muito duro. Alguém aqui já comprou esse da Colchão Inteligente que apareceu na Ana Maria Braga?

Comments are closed.