O que é um ‘açougue vegano’?

Yuri Gonzaga

As notícias recentes de que foi aberto um “açougue” vegano em Minneapolis e de que será aberto um também em Curitiba (em empreendimentos separados) suscitaram comentários controversos em sites de notícia e nas redes sociais.

(Além, claro, da óbvia repercussão negativa por parte dos lobistas da indústria da carne.)

Basicamente, um açougue vegano comercializa a “faux meat”, carnes vegetais com ingredientes de origem variada (quase sempre soja, trigo, ervilha, lentilha e feijão).

Em alguns países europeus, na Austrália e nos EUA, por exemplo, as opções encontradas em praticamente qualquer grande supermercado desse tipo de produto são relativamente vastas.

comentários

Mesmo vegetarianos, que dizem apoiar a iniciativa (pela óbvia consequência de facilitar a transição para o vegetarianismo por parte de um número maior de pessoas), dizem considerar estranho a natureza do negócio.

“Ótima iniciativa para quem ainda está largando o vício da carne, e aderindo a nossa filosofia”, escreveu Jaqueline Lemes. “Contudo, particularmente não gosto de nada que seja parecido a carne de origem animal. Sou meio radical, não comeria uma carne vegetal com a mesma aparência que me repugna ver no açougue de mercado.”

A "carne sem carne" do Herbivorous Butcher, no Estado americano de Minnesota (Reprodução/Facebook)
A “carne sem carne” do Herbivorous Butcher, no Estado americano de Minnesota (Reprodução/Facebook)

Outra internauta, Juliana K. Zucco, escreveu também no Facebook: “Ainda tentando entender qual o sentido de comer uma coisa que pareça tanto carne. Acho nojento, sem sentido e não compraria. Como vegetariana (há 15 anos) eu gosto de comer coisas que valorizem as cores e texturas dos vegetais, não um prêmio de consolação vegetal que força a barra pra parecer justo aquilo que escolhi não comer.”

Também apoio qualquer coisa que leve mais pessoas ao vegetarianismo (claro, se a opção for melhor do ponto de vista ambiental). Dada a carga de danos ecológicos causada pela pecuária, é pouco arriscado dizer que praticamente qualquer análogo de origem vegetal se sobrepõe à carne nesse aspecto.

E você, acha válido comer carne falsa?

 

 

Comentários

  1. Acho válido comer carne falsa. Cada pessoa tem uma opinião sobre esse assunto, que sem dúvida é polêmico. A minha é que esse tipo de alimento pode atrair mais pessoas ao vegetarianismo, e que carnes falsas podem ser mais opções gostosas à mesa de veganos e vegetarianos.

  2. Ao menos pela foto, a tal carne fica com cara de salgado pronto? Particularmente, acho interessante estes novos tipos de fibras e tecnologias alimentares de origem vegetal. Com certeza experimentaria, apesar de não ser vegetariano.

  3. Acho válido comer carne falsa.
    Não só pelo motivo de estimular e incentivar o vegetarianismo a pessoas que acham que nunca seriam vegetarianos por ‘gostarem demais de carne’, mas porque muitos vegetarianos não pararam de comer carne por causa do gosto ‘ruim’. Pra muitos deles, e me incluo nessa, o gosto é ótimo, mas matar o animal que é inaceitável.
    Então, se tem gosto de carne, mas veio da jaca, do feijão, da soja, está tudo bem. =)

Comments are closed.