Uma a cada quatro refeições da Olimpíada será vegana, diz Sociedade Vegetariana Brasileira
Segundo um levantamento da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), 24% das refeições de atletas e visitantes durante os Jogos Olímpicos do Rio, que serão realizados entre 5 e 21 de agosto, serão estritamente vegetarianas.
A estimativa, segundo a ONG, é baseada na proporção de refeições vegetarianas consumidas por oníviros (dados de uma pesquisa realizada nos EUA) e no percentual de vegetarianos visitantes dos jogos de cada país (dados do Anuário Estatístico de Turismo), levando-se em consideração as populações vegetarianas desses países.
A SVB diz ter-se reunido com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para garantir que toda refeição oferecida às delegações terá ao menos uma opção vegana. O oferecimento de comida sem ingredientes de origem animal atende outras dietas, como kosher, hindu, adventista, à maior parte dos alérgicos e dos intolerantes a lactose.
“Queremos garantira oferta apropriada de opções alimentares para este público, que representa uma parcela substancial da população de brasileiros e estrangeiros”, escreveu em comunicado Guilherme Carvalho, diretor da SVB. Haverá 86 pontos de venda de comida oficiais, segundo o COB.
O Ministério do Turismo afirmou no ano passado que espera entre 250 mil e 350 mil visitantes estrangeiros só no Rio durante a Olimpíada.
(imagem de cabeçalho de Carl Lewis, atleta americano que ganhou três dos seus nove ouros olímpicos depois de ter-se tornado vegano; foto: reprodução/people-db.com)
Respeito à diversidade cultural. Parte indivisível do espírito olimpico.
Fiquei tentando entender como chegaram a essa conclusão.
A pesquisa, segundo o link, é de 2011 e foi feita apenas nos Estados Unidos. Vocês não informam o ano do anuário estatístico e nem a fonte para os dados sobre as populações vegetarianas dos países.
No máximo, poderiam afirmar alguma coisa sobre as refeições veganas dos americanos. Qualquer outra afirmativa é mero chute sem fundamentação nenhuma.