Folha lança blog sobre gastronomia vegetariana
Olá, a partir de hoje os vegetarianos e interessados passam a ter (novamente) um canal na Folha para se informar melhor do que acontece nesse meio.
Me apresento: Ricardo Ampudia, jornalista, vegetariano há 17 anos, magro de ruim e daqueles críticos bem chatos quanto o assunto é comida. Mas, talvez o meu conceito de comida não seja o mesmo de todo mundo.
Na adolescência, aquela época da vida em que todo mundo se questiona sobre tudo, parei para me perguntar: será que é certo? Será que dá pra ser diferente?
Dava, mas era difícil. No começo dos anos 2000, as opções se limitavam a carne de soja em flocos e um pó quase insolúvel para imitar o leite. Era difícil abrir mão do hambúrguer e do chocolate. Comi muita coisa ruim fingindo que era bom, por pura militância.
Os tempos hoje são outros. Pululam pelas cidades hamburguerias, pizzarias, sorveterias, docerias, cafés e até rodízio de sushi, sem nenhum bicho morto.
Os supermercados também assistiram a uma explosão de marcas de todo tipo de substituto de queijo, leite e carne. Sério, ser vegetariano hoje em dia é muita moleza.
Mas um mercado que começa a saturar, também começa a entregar mal. Tem muita gente por aí fazendo aquele mesmo hambúrguer insosso de soja e cobrando caro, como se fosse juntar farinha com água fosse uma refinada técnica gastronômica. Falta crítica, do público e do jornalismo.
Eu vou me empenhar neste blog para cobrir a última lacuna: descobrir as novidades, falar com os chefs que estão criando de verdade, dissecar umas polêmicas e até trocar uma receitinha. Um pouco do que já tenho escrito aqui na Folha você pode ler na seção Veg, do Guia.
Vocês cobrem a outra, comendo e participando.
Nos vemos sempre.