Cresce o número de brasileiros que se declaram vegetarianos

A SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) publicou os resultados de uma pesquisa encomendada ao instituto Ibope em que 14% dos entrevistado se declaram vegetarianos. Foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 142 cidades.

Ao confrontarem a afirmação “Sou vegetariano”, 8% responderam que concordam totalmente e 6% parcialmente. A pesquisa já havia sido feita em 2012, quando a porcentagem de vegetarianos atingiu 8%. Os vegetarianos hoje são 17%  no Nordeste, 15% no Sudeste, 10% no Sul, e 13% no Norte e Centro-Oeste.

Entre os entrevistados, independentemente de se considerarem vegetarianos ou não, 55% concordam que consumiriam mais produtos veganos se eles tivessem indicações mais claras na embalagem, o que joga luz à rotulagem de alimentos vegetarianos, hoje não-obrigatória, nem regulamentada.

Outro ponto interessante da pesquisa Ibope é a percepção de qualidade desse tipo de produto, o que pode indicar o fim de um certo preconceito com a comida saudável no país. Para 49%, os produtos veganos podem ter a mesma qualidade dos de origem animal.